O Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, surgiu em virtude da lacuna de formação avançada na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, a ANA solicitou auxílio à CAPES para a criação de um Mestrado Profissional com esta temática. Iniciou-se a partir de então um diálogo entre atores do SINGREH e grupos de pesquisa em recursos hídricos de diversas universidades no Brasil, a fim de elaborar uma proposta de curso. Assim, no dia 3 de dezembro de 2014, foi realizado na sede da CAPES em Brasília o primeiro Workshop sobre Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, que tinha como finalidade propiciar a atualização e ampliar o debate sobre a temática de Gestão e regulação de recursos hídricos, de modo que somada a experiência dos meios acadêmicos, estimulasse a orientação para a preparação de uma proposta de curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional nesta área.
Esse programa iniciou com adesão das universidades do Estado do Amazonas (UEA), do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Federal do Espírito Santo (UFES), Federal de Pernambuco (UFPE) e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Em 2017, foi aberto novo Edital para expansão da rede ProfÁgua com adesão de novos polos contemplando outras regiões, sendo a seleção realizada pelo Conselho Superior do ProfÁgua juntamente com o Conselho Gestor, levando em consideração a Portaria CAPES nº 59/2017.
A Universidade Federal da Bahia, juntamente com mais seis universidades foram contempladas nesse Edital.
A proposta da UFBA conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, conforme convênio de cooperação técnica no qual os professores da área de recursos hídricos e a sua infraestrutura reforçam o curso garantindo a abrangência das áreas de concentração e linhas de pesquisa do ProfÁgua.
Em agosto de 2018, deu-se início a primeira turma vinculada à Universidade Federal da Bahia/ Departamento de Engenharia Ambiental da Escola Politécnica.
Acesse o link para conhecer um pouco mais sobre cada um dos polos associados: https://geoinformatica.eng.br/storyprofagua#storymapprofagua
Instituições Apoiadoras:
ANA CAPES
Universidades Associadas:
UNESP UFFS UERJ UNIFEI UNB UTFP UNEMAT
UFRR UFPE UFRGS UFCG UFBA UNIR UEA